Importância da Vitamina B12

A vitamina B12 e hidrossolúvel, não sintetizada pelo organismo e presente em alimentos de origem animal. Sua deficiência é muito frequente nos indivíduos vegetarianos, idosos ou pessoas com problemas de absorção gastrointestinal. A característica da vitamina B12 e ter o cobalto na sua molécula, sendo chamada genericamente de Cobalamina. Esta vitamina pode ser destruída facilmente sob a ação da luz, ácidos, bases e agentes oxidantes e redutores, então o processamento dos alimentos como o cozimento leva a perdas significativas da mesma.

A fonte da vitamina B12 está nos alimentos como carne, ovos e leites. Estes alimentos quando ingeridos sofrem ação de enzimas digestivas, as proteases pancreáticas, a vitamina e então liberada para se ligar a uma glicoproteína chamada de fator intrínseco (FI) que e produzido por células parietais do estômago. Este complexo formado, vitamina B12 + FI resiste a ação de enzimas proteolíticas na luz intestinal até a sua chegada ao íleo terminal, onde se liga a receptores do epitélio intestinal sendo a vitamina B12 absorvida.

Após a absorção ela se liga a transportadores plasmáticos, chega a corrente sanguínea e posteriormente e distribuídas para as células com receptores específicos, já o FI não e absorvido sendo excretado. Qualquer fator que interfira neste processo que vai desde a ingestão, absorção, transporte e aproveitamento pela célula resultam em carência e consequências que podem ser graves quando não tratadas precocemente.

A vitamina B12 e essencial para o funcionamento correto de todas as células do organismo, especialmente aquelas do trato gastrointestinal, tecido nervoso e medula óssea. E de uma forma geral esta envolvida no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas e associada a absorção e ao metabolismo do acido fólico.

A deficiência da vitamina B12 esta relacionado a presença de anemia, manifestações neurológicas e psiquiátricas. A carência pode ser devido a uma dieta restritiva, um problema gástrico ou intestinal ou algum uso de medicamento que interfira na sua absorção. A falta de FI que ocorre na gastrite atrófica ou por deficiência congênita resultam em um tipo de anemia chamada anemia perniciosa, e em ambas as situações podemos encontrar anticorpos anti- células parietais ou anticorpo anti- FI.

Diagnóstico: Inexiste uma metodologia laboratorial adequada, mas os achados no hemograma, dosagem sérica da vitamina B12 e de acido fólico fazem parte da abordagem inicial, e a partir das alterações encontradas pode ser necessário outros exames complementares. Os níveis de vitamina B12 são considerados baixos quando são inferiores a 200pg/ml.

Manifestações clínicas: As manifestações da deficiência podem ser desde assintomáticas, brandas ate severas. O quadro clássico e de uma anemia megaloblástica com sintomas neurológicos e com frequência a presença da tríade clássica: glossite, fraqueza e parestesias. As alterações hematológicas são uma diminuição nos níveis de hemoglobina e presença de macroovalocitos, hipercelularidade na medula óssea com maturação anormal e neutrofilos hiper-segmentados.
As manifestações neurológicas devem-se aos danos progressivos do sistema nervoso e periférico. Polineurites, déficits de memória, irritabilidade, depressão e demência são alguns dos achados.

Em gestantes pode ocorrer malformação do tubo neural do feto. E ainda existe associação de carência de vitamina B12 com doenças cérebro e cardiovascular.

Tratamento: O tratamento se faz através de reposição com injeções de vitamina B12, por via parenteral ou sublingual (nova apresentação) e nos casos em que a deficiência e devido a uma dieta restritiva como nos vegetarianos radicais, pode ser feita a suplementação por via oral.

Fonte: Portal Educação.

Agende agora sua consulta,

Telefone de Contato e Local de Atendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s