O Geriatra, o “maestro” da saúde.

Bem-vindo a página Geriatria, Longevidade e Saúde – Dr. Alex Miranda Ramos.

Um dos principais papéis do geriatra é coordenar múltiplos tratamentos, para que um não prejudique o outro. Os geriatras já sabem: quando alguém com menos de 60 anos vem ao seu consultório, chega brincando, fazendo piadas como “Olha, estou com 30, 40, 50 anos e já me mandaram para o geriatra”. Pouca gente compreende que a principal tarefa desse especialista é coordenar múltiplos tratamentos e investigações em idosos, mas também em jovens que pretendem se prevenir para ter um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Afinal as pessoas estão vivendo cada vez mais, muitas chegando a 90, 100 anos.

Além disso o Geriatra é um médico com visão global do organismo (não foca em só um órgão ou sistema), vê a pessoa como um todo (mente e corpo). Centraliza, sendo o médico de referência do paciente sempre que ele precisa (seja por prevenção/check-up, seja por doença). E ainda se comunica e encaminha para investigação e tratamento, sempre que necessário, aos outros colegas médicos especialistas e outros profissionais das diferentes áreas da saúde.

É comum o idoso apresentar polipatologia (ser portador de várias doenças) e polifarmácia (fazer uso de vários medicamentos prescritos por vários médicos diferentes) e portanto o tratamento de uma doença pode interferir na outra ocasionando interações, efeitos colaterais e até mesmo gerando outras doenças. Assim, uma das principais responsabilidades do geriatra é avaliar em conjunto os tratamentos que a pessoa está fazendo, e se possível fazer um equilíbrio na terapêutica, e se necessário entrar em contato com os outros especialistas.

O geriatra pode ajudar uma pessoa, ou mesmo toda uma família, a manter a saúde ao longo das várias fases da vida. Essa promoção da saúde, ao longo de toda vida, não é responsabilidade apenas do médico, e por isso a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia também acolhe outros profissionais que estudam o envelhecimento e o idoso, como nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, profissionais da atividade física e fonoaudiólogos. São os chamados Gerontólogos.

O geriatra é como um maestro das diversas patologias e condições de saúde; tem que coordenar múltiplos tratamentos de outros médicos e profissionais da saúde, fazer sugestões e passar informações. Ele também interage com os parentes do paciente, para buscar aliviar o stress familiar de cuidar de um portador de doença crônica. A Geriatria vem ganhando importância devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, e também a uma mudança na imagem do idoso. Um idoso ativo. Afinal, envelhecer hoje não é mais ficar na frente da TV de pijama tomando remédios.

Os idosos querem atividade física, relacionamento, conhecimento, consumo, sexo e viagens. Mas para isso é preciso, antes de tudo, ter saúde. É preciso se preparar para ter um envelhecimento saudável e quanto mais cedo a pessoa perceber isso, melhor. Um grande abraço.

 

Agende agora sua consulta,

Telefone de Contato e Local de Atendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s