Recomendações Alimentares

Lichtenstein publicou em um artigo científico para a revista The Journal of Nutrition sugerindo uma nova pirâmide alimentar para idosos.

Essa pirâmide é muito interessante, atentem para a base (veja na figura abaixo). Na pirâmide tradicional, a base são os carboidratos (pães, massa, arroz, batata, aipim, cereais matinais, farinhas). Aqui nesta pirâmide específica para o público acima de 60 anos, a base são as atividades da vida diária, como caminhar, cozinhar, fazer atividades físicas. Essa pirâmide contempla não somente os alimentos, mas a base de do envelhecimento saudável, a independência.

Observe também que nenhum grupo alimentar foi retirado (como algumas dietas da moda sugerem). Afinal para uma nutrição saudável e equilibrada precisamos de: água / líquidos (hidratação); cereais / tubérculos / raízes (fontes de energia); frutas / verduras / legumes (fibras, vitaminas, minerais); leite / derivados (fontes de cálcio); carnes / frango / peixes / ovos / feijões / lentilhas/ ervilhas / oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas, pistache (fornecimento de proteínas e aminoácidos essenciais); óleos / gorduras (de preferência as insaturadas (como azeite de oliva) e gorduras vegetais em pequenas quantidades; açúcar / sal (consumir com muita moderação).

piramide idosos
Um pouco acima, temos a hidratação. A hidratação no idoso é tão importante que merece um tópico único, entretanto, a breve mensagem que passo aqui é: o idoso precisa receber pelo menos 30 ml de líquidos por quilo de peso atual, ou seja, ou idoso de 60 kg, precisa receber 1800 ml de líquidos totais ao dia, incluindo água, leites, chás, sucos. Não espere que o idoso solicite líquidos, pois o mecanismo da sede pode estar deficiente. Ofereça líquidos e frutas (fruta também hidrata) várias vezes ao dia, e insista!

As atividades e a hidratação formam a base da pirâmide, e estão dispostas horizontalmente. Os alimentos foram divididos verticalmente, e pelo base de cada grupo de alimentos, percebemos que eles são semelhantes, exceto o grupo das gorduras, que está representado em menor espessura.

A bandeirinha no topo da pirâmide nos lembra a importância da vitamina B12, o cálcio e a vitamina D. Estes nutrientes podem estar deficientes na alimentação do idoso, pois encontram-se na carne vermelha, muitas vezes pouco ingerida pela dificuldades de mastigação e deglutição, nos laticínios, e aí lembramos que muitos idosos apresentam intolerância à lactose, e nas gorduras boas, como as frutas oleaginosas, também de difícil mastigação para idosos.

Você familiar/cuidador prestem atenção se o idoso que você acompanha está ingerindo todos os grupos de alimentos. Nesta fase da vida, todos os grupos são importantes. Atente para a mastigação, a deglutição e também para a perda de peso inesperada, sem mudança aparente da rotina alimentar. Sinais de dificuldades e perda de peso em idoso é risco para desnutrição e precisa ser avaliada pelo geriatra e tratada pelo nutricionista e geriatra.

Fonte 1: http://idososaudavel.blogspot.com.br/2010/06/piramide-alimentar-para-idosos.html

Fonte 2: Lichteinstein, A. H. et al. Modified My Pyramid for Older Adults. The Journal of Nutrition. 138: 5-11, 2008.

 

Agende agora sua consulta,

Telefone de Contato e Local de Atendimento.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s