Não foi depressão que matou o ator Robin Williams.

Foi a face trágica de uma demência pouco conhecida: a DEMÊNCIA DE CORPOS DE LEWY, a segunda principal causa de demência a seguir à doença de Alzheimer e demência vascular. No entanto, só depois de se ter realizado a autópsia, é que se detectou a doença.
Robin Williams apercebeu-se que a sua condição física e mental se deteriorava dia após dia, o que lhe provocava ansiedade e depressão. Os seus membros ficavam cada vez mais rígidos e tinha cada vez mais dificuldade em se movimentar, o que o que o levou a pensar que estava com a doença de Parkinson.
Existe habitualmente uma confusão no diagnóstico na demência com corpos de Lewy porque possui sintomas típicos de dois tipos de doenças neurodegenerativas: a doença de Parkinson e doença de Alzheimer.
Os primeiros sinais da demência com corpos de Lewy surgem a partir dos 50 anos e, tal como as outras doenças neurodegenerativas, não tem cura e os sintomas agravam-se com o tempo.
Ela surge quando, por razões desconhecidas, acumulam-se nos neurônios estruturas de proteínas chamadas corpos de Lewy, cuja principal componente é a proteína α-sinucleína.
Tal como acontece na doença de Alzheimer, também surge uma quantidade significativa de placas amilóide no cérebro.
Os sintomas de demência com corpos de Lewy, são:
• Problemas de memória, dificuldade na resolução de problemas, planeamento e pensamento abstrato ou analítico.
• Flutuações cognitivas com alterações na capacidade de concentração e de atenção.
• Tal como acontece na doença de Parkinson, surgem sintomas como a rigidez ou endurecimento muscular, dificuldade em caminhar, tremores e lentidão de movimentos.
• Alucinações: a pessoa acredita que vê ou ouve coisas.
Todos médicos podem diagnosticar, porém os mais habilitados são os neurologistas e geriatras, que lidam com pacientes com problemas de memória, neurológicos, problemas de comportamento e demências como Alzheimer no seu dia-a-dia. Procure seu geriatra sempre que tiver sintomas de depressão ou memória. E faça sempre também um check-up e acompanhamento preventivo. Prevenção é sempre a melhor conduta.

Agende agora sua consulta,

Telefone de Contato e Local de Atendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s