O que faz o Geriatra? Quem pode ir?

Você sabe o que é geriatria? E quem é o médico geriatra? E quando se deve procurar este especialista? Estas são questões comuns e que cada dia são mais recorrentes na medida em que a população envelhece.

A geriatria, em linhas gerais, é a especialidade médica que estuda aspectos ligados ao envelhecimento. O geriatra é um médico com uma visão holística e global do paciente, que atua na gestão da saúde do ser humano integralmente. Isso em diferentes âmbitos: da prevenção, a indicação de vacinas, ao acompanhamento de exames anuais, bem como suporte psicológico ao paciente e familiares.

Por ter este olhar integrado do indivíduo, ele leva em conta o histórico de vida, ambiente em que habita, atividades que exerce etc. Às vezes o médico geriatra acompanha famílias inteiras, de geração em geração nesta jornada de gestor da saúde.

Estudos mostram que o ser humano começa a envelhecer mesmo a partir de 28 anos de idade. Você pode contar com um profissional que possa lhe acompanhar ao longo da vida, isso não deve ser um estigma que apenas idosos devem ir ao geriatra, afinal, envelhecer faz parte da vida de todos. Outro aspecto é que a definição de envelhecer pode ser muito heterogênea. Há pessoas jovens aos 90 anos de idade e velhas aos 50 anos.

Poucos sabem, mas não há limite de idade para que você procure um geriatra. Costumo dizer que “nunca é cedo” para se preparar para envelhecer com qualidade de vida, saúde, autonomia e independência. O médico geriatra poderá lhe auxiliar a administrar sua “poupança” em saúde. Ou seja, lhe ensinar ferramentas para poupar hoje pra gastar amanhã.

O geriatra tem como pré-requisito de sua formação dois anos de clínica médica e dois anos de geriatria. Assim, em rigor, ele pode atender qualquer faixa etária porque ele tem esta formação de clínico geral. O geriatra costuma atuar em conjunto com outros médicos especialistas, como oncologistas, cardiologistas, oftalmologistas. ginecologistas e tantas outras especialidades. Esta sinergia permite um atendimento multiprofissional e focado nas especificidades e necessidades de cada pessoa.

Fonte: M. Kairalla – geriatra, membro da SBGG.

Agende agora sua consulta,

Telefone de Contato e Local de Atendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s