Diversas modificações acontecem durante o nosso envelhecimento, e estas alterações são de início precoce. Embora sempre haja o que se fazer para melhorar a qualidade de vida de um idoso, existem idosos que envelheceram bem e idosos que envelheceram mal. E escolher que tipo de idoso queremos ser é privilégio de quem é jovem e está disposto a planejar o seu envelhecimento.
O nosso corpo possui reservas funcionais, o que significa que nós somos capazes de desempenhar muito mais do que o necessário no dia-a-dia. Acontece que durante o envelhecimento, diversos fenômenos biológicos entram em ação constante, lentamente diminuindo essas reservas. Mas é nestas idades que uma sobrecarga funcional, como uma doença, um remédio a mais para ser metabolizado pelo fígado ou eliminado pelos rins ou uma queda ao chão pode produzir efeitos que nós nunca observaríamos em um jovem.
VULNERABILIDADE A DOENÇAS
O processo de envelhecimento torna os idosos muito mais vulneráveis às doenças do que os indivíduos mais jovens. Isto ocorre porque em indivíduos mais idosos, ocorre a redução da capacidade de adaptação a sobrecargas funcionais.
Dois tipos de fenômenos nos acompanham na jornada entre a juventude e a idade avançada: a senescência, ou envelhecimento normal e a senilidade, ou envelhecimento anormal ou patológico.
O envelhecimento normal é inevitável, não pode ser curado e nem paralisado – afinal é um processo natural do ser humano.
A senilidade ou envelhecimento patológico é em grande parte evitável. Até certo ponto pode ter cura e sempre existe o que fazer para ao menos diminuir o seu efeito. Isto porque a senilidade não é parte natural do nosso envelhecimento!
A senilidade, na verdade, é a perda de capacidade funcional de um ou mais órgãos ou funções causada por maus hábitos de vida como o sedentarismo (falta de exercício), o excesso de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar, a má alimentação e a obesidade, bem como a falta de prevenção e controle das doenças crônicas, como o diabetes, a hipertensão e colesterol alto, entre tantos outros.
Agende agora sua consulta,
Um comentário em “O processo de envelhecimento.”